sexta-feira, 22 de abril de 2011

Senta que lá vem história! Um breve resumo.


Joshua Lionel Cowen

Joshua Lionel Cowen, um inventor com um espírito empreendedor, lançou os trens Lionel quando montou um trem elétrico na vitrine de sua loja para atrair clientes. Em vez de se interessarem pelas mercadorias, os clientes queriam o trem. Cowen começou a construir trens para atender à demanda. Você pode categorizar os Trens Lionel por período:
  • Trens Lionel do Pré-Guerra "Pre War" (1901-1942): em 1906, Lionel lançou uma ferrovia de três trilhos chamada escala padrão (standard). Logo, outras empresas, como Ives e American Flyer, começaram a construir trens que trilhavam na escala padrão, que chamaram de escala larga. Após a Primeira Guerra, Lionel, e também a Flyer e a Ives, começaram a fabricar trens menores, chamados Escala O, além de suas linhas escala padrão. Lionel sobreviveu à Grande Depressão, lançando produtos baratos como conjuntos Mickey Mouse. Você pode reconhecer os trens pré-guerra pela construção metálica, cores e ganchos de engate.
  • Trens Lionel Pós-Guerra "Post War" (1945-1969): após a Segunda Guerra, Lionel se concentrou em produzir os trens na escala O. A General Mills comprou a Lionel nos anos 1960. Durante esse período, os trens perderam um pouco do cuidado com detalhes; peças de plástico substituíram peças de metal. Os engates de trens Lionel do pós-guerra vêm em duas variedades: a primeira traz um pino com mola sob o engate; a segunda se assemelha a um G e não se abre.
  • Trens Lionel Modernos "Modern" (1970-presente): depois que a General Mills vendeu a Lionel, a empresa se baseou nos modelos antigos e buscou réplicas mais semelhantes a trens de verdade. Em 2004, o trem Polar Express obteve enorme popularidade e se tornou um item de colecionador instantaneamente, bem como o Expresso Hogwarts da série de filmes Harry Potter. A Lionel continua a lançar modelos novos e inovadores hoje.

eduardo@studioez.com.br